Programa Diário para Você e sua Família Tirarem de Letra a Quarentena do COVID19

Estamos vivendo um momento de epidemia no nosso país e, para muitos, isso é uma grande novidade, afinal, não temos experiência com guerras, furacões, terremotos, tsunamis. O Blog Assunto não Falta pesquisou várias matérias sobre o COVID-19 e como nós também estamos de quarentena, resolvemos trazer para vocês algumas dicas valiosas e bem legais para tornar esse período o menos traumático possível. Vem comigo...



De acordo com a psicóloga Maria Martinez, o confinamento é uma oportunidade ímpar e muito delicada que as famílias estão tendo em meio a uma nova forma de viver - pouco contato físico, pouca convivência e muita interação virtual por meio dos aplicativos dos celulares. O convívio físico deixou de ser uma prioridade e algo normal e passou a ser raro, difícil e cada dia mais negligenciado.


Com essa obrigatoriedade da quarentena, pais, tios, avós, filhos, enteados, sobrinhos estão convivendo 24 horas, 7 dias na semana e aí, os defeitos, características, personalidades e costumes vêem à tona, provocando discussões, chateações e muitos desentendimentos. É preciso mais paciência, tolerância, respeito mútuo e amor para lidar com as diferenças e com a necessidade de convivência física.


Se pensarmos de forma positiva, COVID19 traz uma grande oportunidade para quem tiver sabedoria e boa vontade - estreitamento dos laços familiares, maior convívio e resgate das relações interpessoais. Por outro lado, muita gente está em pânico sem saber como lidar com uma situação atípica para a nossa população. Não temos a experiência de grandes tragédias, guerras, epidemias, terremotos, furacões, tsunamis. Muitas pessoas estão isoladas e ficam mais depressivas, outras, mais histéricas. Para essas pessoas, o atendimento terapêutico virtual é super necessário.


É preciso encontrar um momento durante o dia para cuidar da saúde mental e psicológica, seja por meio de terapia on-line, seja assistindo videos de autoajuda, orações, meditações que estão disponíveis no Youtube.


Vejam o programa diário com 6 dicas simples, mas muito valiosas que preparamos para você e sua família colocarem em prática e cuidarem da saúde física, emocional e psicológica e tirar de letra essa quarentena.


Dica 1 - Exercite-se

O Personal Trainer Jean Olivera da Academia Acquas de Brasília, está postando em seu perfil no Instagram - @prof.jeanoliveira um plano diário de exercícios para serem feitos em casa! Nós, do Blog Assunto não Falta, vamos repostar todos os dias no nosso Instagram - @assuntonaofalta os posts do Professor Jean e os vídeos do IGTV que ele fez ensinando a forma correta de fazer cada um deles! Fiquem de olho!



Dica 2 - Cozinhe uma Comida Saudável

É super difícil manter uma dieta balanceada estando em casa o dia todo! Mas nesse período, cozinhar pode proporcionar um momento em família divertido e prazeroso. Convide alguém da família para cozinhar com você e aproveite e faça uma receita saudável - são mais rápidas, leves e tem receitinhas bem gostosas. Acompanhe o Instagram do Blog, veja lá as receitas que vamos postar, escolha e faça algumas delas! #ficadica



Dica 3 - Pratique Meditação, Hooponopono, Ore

Dedique alguns minutos por dia para acalmar a mente. Você tem tempo de sobre e é fundamental cuidar da psiquê para conseguir lidar consigo mesma e com as pessoas à sua volta. O Youtube traz vários vídeos para quem nunca praticou meditação e até mesmo para quem já tem esse hábito. Vale a pena pesquisar.



Dica 4 - Faça Chamadas de Vídeos

Mate a saudade de pessoas queridas que estão distantes fazendo uma ligação de vídeo. A tecnologia também trouxe muita coisa boa para o nosso dia-a-dia e nada mais justo do que usar a nosso favor, não é mesmo? Isso também é uma forma de cuidar da nossa saúde mental e psicológica.



Dica 5 - Organize Algo na sua Casa

Escritório, gavetas e estantes da casa sempre precisam daquela limpeza básica que nunca temos tempo. Então, agora é um bom momento para botar a casa em ordem. Você pode descobrir muita coisa que já não tem mais serventia, mas pode ser útil para outras pessoas e você poderá doar assim que sair da quarentena. Também pode ser uma oportunidade de ficar sozinha consigo mesma se morar com muita gente ou de fazer essas tarefas em família.

Dica 6 - Divida as tarefas domésticas

Divida as tarefas domésticas entre os membros da família para que ninguém fique sobrecarregado e assim, todos também possam se ocupar e passar o dia mais rápido. Pode não ser uma tarefa agradável, mas é uma grande oportunidade para rever as responsabilidades e compromissos individuais de cada membro da família.


Bom, pessoal, espero que nosso programa diário ajude você e a sua família a passar pela quarentena de forma saudável, leve e divertida e, quem sabe, repensar como estão os relacionamentos com os demais membros da família.


Se você ainda nao segue o Blog, inscreva-se para receber as notícias de primeira mão no seu e-mail e não deixe de acompanhar os posts diários que publicamos no nosso Instagram. Eles complementam os assunto abordados aqui para que você possa aprender um pouquinho a cada dia.


Desejamos a todos muita saúde física, mental e emocional e até a próxima semana!




0 visualização
  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • YouTube - Círculo Branco

© 2016 Todos os direitos reservados