Como Criar um Home Office Prático e Aconchegante

Se tem algo que esta quarentena trouxe de positivo para as nossas vidas foi a possibilidade de se aprender a trabalhar remotamente e, assim, conhecer as dores e as benesses de nova forma de trabalho, dividir melhor o tempo e melhorar a qualidade de vida.

Por isso, resolvi compartilhar aqui no Blog a minha experiência em Home Office e ajudar quem está começando a encarar esse estilo de vida profissional naturalmente ou imposta pelo mercado.



Há 3 anos eu trabalho em casa e saio para fazer os atendimentos dos meus clientes. Não posso dizer que tenha sido fácil, pois o preconceito e a desvalorização sempre me rodearam. No começo, eu trabalha na mesa da sala porque tinha mais espaço, a TV próxima para me manter atualizada com as notícias enquanto produzia e a possibilidade de estar perto de tudo dentro de casa facilitando me dividir entre as tarefas profissionais e domésticas. Pouco a pouco, fui percebendo que essa forma de gerenciar vida profissional e vida doméstica - tudo junto e misturado - estava me causando mais cansaço, mais estresse e menos produtividade. Acabava tendo que trabalhar até tarde da noite, sem horário definido, deixando de dar atenção à minha família e gerenciando diariamente as queixas de não conseguir parar de trabalhar.


Foi quando eu resolvi assumir uma nova postura - trabalhar em casa não tinha que significar dar conta de tudo, afinal, se eu estivesse em um escritório, não teria que arrumar a casa, cozinhar, lavar, cuidar do cachorro. Foi uma mudança que impactou positivamente meu dia-a-dia e meu casamento. Claro que no começo, ouvi algumas reclamações, queixas, mas a célebre frase "ACEITA QUE DÓI MENOS" norteou essa mudança. Deixei de me preocupar com a casa e passei a contar mais com a ajuda do meu marido nas tarefas diárias.


O segundo passo foi reorganizar a casa para eu ter o meu escritório e, assim, organizar meus equipamentos, materiais, produtos de clientes e me distanciar um pouco mais do ambiente doméstico.


Se você está passando pelo mesmo processo que eu passei ou está aprendendo a trabalhar em casa devido à pandemia da COVID-19, aí vai algumas dicas que vão te ajudar a encontrar o espaço ideal para o seu escritório:


  • Escolha um espaço da sua casa que caiba uma mesa de trabalho do tamanho suficiente para dispor tudo que você precisa usar no seu dia-a-dia. (Computador, impressora, armário ou cômoda, cadeira). No meu caso, eu transformei um quarto em escritório. Isso vai depender do tamanho da sua casa e do espaço disponível que você tem.

  • Este espaço precisa ser ventilado e ter pelo menos um janela para dar uma sensação melhor de conforto e comodidade, afinal, você vai passar algumas horas neste ambiente e é muito ruim a sensação de estar presa em um espaço sem visão externa.

  • Decore de forma criativa e leve para que o ambiente não pareça sobrecarregado e dê a impressão da bagunça.

  • Se for possível, prefira armazenamento de informações em nuvem para evitar ter muitos papéis bagunçando a mesa de trabalho e super lotando o armário de forma desnecessária.

  • Mantenha o seu escritório organizado e limpo. Sujeira e bagunça prejudicam a produtividade em qualquer lugar de trabalho.

  • Eu gosto de trabalhar com a TV ligada ouvindo as notícias diárias. Então, optei por manter a televisão no meu escritório.

Veja abaixo alguns ambientes pequenos, simples e bem decorados que podem servir de inspiração na hora de criar o seu próprio espaço de trabalho:



Acompanhe nas nossas redes sociais as dicas complementares que vamos postar diariamente sobre o assunto desta semana. Instagram @assuntonaofalta e Facebook @assuntonaofalta


Aproveite e se inscreva aqui no Blog para receber as matérias em primeira mão que postamos semanalmente.


Um abraço e até a próxima!



9 visualizações
NAVEGUE PELO BLOG.png
whatsapp.png
  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • YouTube - Círculo Branco

© 2016 Todos os direitos reservados