Aprenda a Cuidar Corretamente da Sua Pele em Todas as Fases da Vida.

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? E que esse órgão também para por mudanças conforme envelhecemos? Por isso, ele precisa de cuidados específicos em cada fase da nossa vida. O Blog Assunto não Falta vai te ajudar a cuidar da pele para que ela fique bonita e saudável em qualquer fase da vida. Vamos lá?


O envelhecimento natural da pele é inevitável, assim como dos outros órgãos do nosso corpo e, por isso, ela precisa de cuidados específicos conforme suas necessidades vão mudando. A precocidade do envelhecimento é influenciada por diversos fatores e alguns deles podem ser evitados e prevenidos, como o fumo e a exposição solar sem proteção.


Antes de mais nada, vamos entender a diferença entre dermocosméticos e cosméticos:


- Dermocosméticos: são produtos que trazem ativos farmacológicos em sua composição, tendo foco na beleza, mas também na saúde da pele. Eles passam por testes e pesquisas que comprovam cientificamente o feito e a segurança de suas formulações, não trazem corantes, perfumes e conservantes e, por isso, têm pouquíssimo risco de causar alergias e irritações na pele. Podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos, como por exemplo, redução de rugas, manchas e flacidez.


- Cosméticos: possuem ação complementar a dos dermocosméticos, agindo nas primeiras camadas da pele e provocando mudanças imediatas, mas apenas momentâneas. Enquanto os dermocosméticos tratam a fim de reduzir ou eliminar o problema a longo prazo, os cosméticos possuem uma ação imediata, mas efêmera, alterando a aparência apenas pelo período em que estão aplicados sobre a pele. Além disso, os componentes presentes na formulação de um cosmético não necessitam de comprovação científica.


Com o avanço da tecnologia, os dermocosméticos são cada vez mais eficazes em atender o que cada tipo de pele precisa em diferentes fases da vida. Cuidando bem da saúde, com uma alimentação saudável, exercícios físicos e uma boa rotina de cuidados com a pele, é possível chegar à terceira idade com a cútis cheia de beleza e saúde.


Confira algumas dicas para você cuidar da pele em cada fase da vida:



1. PELE JOVEM: ÉPOCA DE PREVINIR


Quando a pele é jovem (20 e 30 anos), ela possui poucos sinais do envelhecimento, é firme e viçosa. Então, o ponto-chave nesta época da vida é ter uma rotina disciplinada de cuidados diários preventivos, evitando o aparecimento precoce de marcas de expressão, rugas, linhas finas, além de prevenir as manchas e a acne, um problema bastante comum na adolescência devido às alterações hormonais que o corpo passa neste período.


Faça consultas regularmente com seu dermatologista para saber quais são os produtos específicos para o seu tipo de pele. Mas lembre-se que na sua rotina, não podem faltar: higienização, tonificação, hidratação e proteção solar.

Aposte em tratamentos específicos para suas necessidades e em produtos com ação anti-idade e antioxidantes, que atuam prevenindo o envelhecimento precoce.


2. PELE ADULTA


Na pele adulta (30 a 45 anos), os sinais da idade já são mais aparentes; ela começa a perder a elasticidade, a hidratação natural e o colágeno, por isso é preciso tratá-la, estimulando suas funções para desacelerar o envelhecimento.

Não descuide da rotina diária de cuidados e, nessa fase, adicione alguns produtos especiais, que incentivam a produção de colágeno e têm ação anti-idade.

Procure dermocosméticos que contenham antioxidantes e ativos como Vitamina C e E, além de Ácido Hialurônico em sua composição.

A pele pode apresentar algumas condições que precisam de cuidados específicos na fase adulta como a acne, que pode surgir nesta época devido a disfunções hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Invista em dermocosméticos multifuncionais, capazes de tratar a cútis à medida que previnem o aparecimento de novos sinais.



3. PELE MADURA E MENOPAUSA


Nestas fases (acima de 45 anos), as mudanças hormonais influenciam na pele, deixando-a mais frágil flácida e ressecada. Além disso, os danos causados pelas agressões diárias como o sol e a poluição estão mais evidentes, por serem cumulativos.


Não podem faltar no dia-a-dia:

- Protetores solares com alta proteção UVA e UVB e componentes antioxidantes;

- Produtos com poderosa ação hidratante e nutritiva para melhorar a textura fina e ressecada da pele;

- Ácidos, que ajudam a promover a renovação das células, melhorando a aparência da pele.

Os tratamentos noturnos também são grandes aliados contra as rugas e linhas de expressão nesta fase da vida.

Durante a semana, vamos postar diariamente nas nossas redes sociais - Facebook @assuntonaofalta e Instagram @assuntonaofalta dicas complementares à esta matéria para ajudar você a cuidar diariamente da sua pele. Fique ligada!


Não se esqueça de se cadastrar aqui para receber nossos e-mails semanais com as matérias que vamos publicar aqui no Blog.


Boa semana e até a próxima!

15 visualizações
  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • YouTube - Círculo Branco

© 2016 Todos os direitos reservados