A Importância de uma Alimentação Saudável em Tempos de COVID-19

A pandemia de Coronavírus está preocupando o mundo todo e nos forçando ao isolamento social, a repensarmos nosso estilo de vida e a necessidade da mudança de vários hábitos, principalmente a higiene pessoal e o cuidado com a alimentação. O Blog Assunto não Falta pesquisou várias fontes seguras, desde o Ministério da Saúde, Organização das Nações Unidas e suas Agências, Associações representativas da saúde para trazer para nossas leitoras informações e dicas importantes para ajudar a ter uma alimentação saudável de agora em diante.



Antes de mais nada, é importante esclarecer que, ao contrário do que se fala por aí, NÃO EXISTE alimento milagroso que evite ou trate a Covid-19.


"Não existe um alimento específico que auxilia o nosso sistema imune a funcionar melhor. Imunidade é uma construção. Temos alimentos com poder anti-inflamatório e antioxidante como as vitaminas e os minerais, por exemplo, e que agem como combustíveis para as nossas células – entre elas, as de defesa. Se a gente tiver essa alimentação equilibrada, vamos ter um bom sistema imunológico”, esclarece a médica, terapeuta ayurvédica e professora de ioga Marcela Thiemi

Sendo assim, não dê ouvidos a algumas fake news que estão se disseminando e colocando a vida de muita gente em risco:

1. Comer alho NÃO evita o contágio pelo coronavírus;

2. Consumo de fontes naturais de vitamina C NÃO cura o coronavirus;

3. Beber água potável a cada 15 minutos NÃO expele o novo coronavírus.


A nutricionista, Franciane Nunes, da Divisão de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UNIFAP,  destacou algumas  dicas de alimentos que podem ajudar no fortalecimento do sistemaimunológico:


- Inclua na sua alimentação pelo menos 3 alimentos que são fontes de Vitamina C, ou ácido ascórbico, que trabalha estimulando o sistema imune: acerola, limão, goiaba, caju, kiwi, laranja, morango, mamão, brócolis, pimentão, espinafre, repolho, salsinha e tomate;


- Aumente a ingestão de Zinco comendo sementes de abóbora, chia, girassol, farelo de aveia, lentilha e carnes. Esse mineral é fundamental para a síntese de células imunológicas, agindo na defesa contra vírus, bactérias e fungos;


- O própolis é um excelente agente imunomodulador, pois promove maior ativação das células de defesa. Seja em gotas ou em cápsulas, o ideal seria fazer seu uso diariamente em épocas de prevenção;


- Estudos demonstram que pessoas que têm deficiência em Vitamina D têm 11 vezes mais probabilidade de desenvolver gripe. Para fortalecer seu sistema imunológico, insira na sua alimentação sardinha, gema de ovo, queijos, bife de fígado;


- ATENÇÃO para os alimentos que devemos evitar SEMPRE, ainda mais nesse período de isolamento! Você sabia que açúcares simples como doces, sobremesas, farinha branca e grãos refinados suprimem o sistema imunológico? Pois é, mais um bom motivo para evitá-los.

Os alimentos ultraprocessados e industrializados, passam por vários processos até chegarem às prateleiras dos supermercados. Adicionam gorduras, açúcares e aditivos químicos para torná-los mais saborosos. Os principais exemplos são biscoitos recheados, os alimentos ricos em farinha refinada como o pão branco, sucos prontos, sorvetes, bolos industrializados, temperos industrializados e macarrão instantâneo.

Sigam as nossas redes sociais @assuntonaofalta e acompanhem as dicas que vamos postar complementando o assunto que tratamos aqui no Blog.

E não se esqueça de se inscrever aqui no Blog para receber em primeira mão os artigos que publicamos semanalmente.


Uma excelente semana e até a próxima!




0 visualização
  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • YouTube - Círculo Branco

© 2016 Todos os direitos reservados